terça-feira, 15 de abril de 2008

Sobre o Nazismo - (8ª série - extras)

Olá pessoal!

Vou passar aqui um material extra para vocês sobre o Nazismo retirado do livro do Prof. João Fábio Bertonha (BERTONHA, João Fábio. Fascismo, nazismo, integralismo. Col. História em movimento. Ed. Ática. São Paulo: 2002.)

"O nazismo não era um movimento completamente novo, mas foi o resultado da fusão e reelaboração de idéias e sentimentos há longo tempo presentes na sociedade alemã."

As fontes do nazismo estão na Alemanha imperial de 1870 e 1918 que era uma sociedade extremamente autoritária, reacionária e militarista. Também se utilizaram das idéias dos romanticos conservadores que levava a mitologia do alemão como povo puro e eleito por Deus.

Um dos pontos da inovação foi a importância dada ao racismo, especialmente ao anti-semitismo. Mas mesmo assim, não era uma criação original dos nazistas já que idéias como essas eram encontradas por toda a Europa desde o século XIX.

Como sabemos, em 1919, com o término da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha era um país humilhado e prostado diante da derrota para a Entente. A crise tomou conta da Alemanha, diversas insurreições de grupos de esquerda tomou conta do país.

Hitler, era somente mais um no meio dessa multidão.


Breve Histórico de Hitler

"Adolf Hitler nasceu em 1889 em Braunau, na Áustria, e fez seus estudos secundários em Linz. Em 1907, tentou sem sucesso entrar na Academia de Belas Artes de Viena. Foi nessa ocasião que absorveu as idéias anti-semitas e anti-sociais que circulavam pela então capital do Império Austro-Hungaro. Em 1913 fugiu para Munique para escapar do serviço militar, pois se recusava a servir no Exército autro-húngaro, que considerava 'mestiço'. Assim que começou a Primeira Guerra Mundial, alistou-se no Exército alemão e combateu na frente de batalha. Ferido e condecorado por ato de bravura, ele era em 1919 mais um dos veteranos humilhados que povoavam a Alemanha."

Em 1919 ingressou no Partido dos Trabalhadores Alemães. Conquistou rapidamente a liderança do partido e deu início à mudanças radicais. Mudou o nome do partido para Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães - NSDAP - que mais tarde deu origem ao termo nazista.

Foram criadas a SA - milícias paramilitares nazistas encarregadas de proteger as reuniões do partido.

Com as crises dos anos 20, o NSDAP começou a crescer em força e importância dentro da Alemanha.

Em novembro de 1923 - Hitler tentou dar um golpe à recém-impantada democracia da República de Weimar. O golpe fracassou e Hitler foi preso. Ficou preso cerca de 1 ano, onde escreveu sua obra "Mein Kampf" - Minha luta. Nessa obra, estava expostos todos os princípios nazistas - ela se tornou a "Bíblia" do nazismo.
O período que vai de 1924 a 1929, graças a a injeção de capitais norte-americanos, a Alemanha viveu um período de recuperação econômica que acabou por fortalecer a democracia liberal instalada com a República de Weimar.
Nesse período, o NSDAP sofreu problemas perdendo espaço, obtendo apenas uns poucos votos.
Esse momento só será alterado em 1929, com a grande Crise do Capitalismo, que levará a Alemanha a novas situações de complicação econômica, social e política. Nesse momento, vai acontecer um fortalecimento do NSDAP, com um crescente aumento de votos, porém, em 1932, Hitler não consegue vencer as eleições, perdendo para o idoso marechal Hindenburg.
Contudo, com a crescente crise econômica que levava cada vez mais o surgimento de movimentos ligados à esquerda, os burgueses e profissionais liberais vão aderir a proposta de Hitler, e passam a pressionar Hindenburg a nomear Hitler chenceler (primeiro-ministro) da Alemanha, que vai acontecer em 1933. O Nazismo chega ao poder.
Pouco a pouco, Hitler vai construindo sua ditadura que se concretizará com a morte de Hindenburg. Hitler assume o poder e se declara Führer - chefe.
Política econômica e social
"Muitos operários acabaram seduzidos pelas idéias racistas e nacionalistas de Hitler e passaram a confiar que ele faria uma verdadeira revolução contra o capitalismo. Paralelamente, a política econômica do nazismo começou a apresentar resultados rápidos, reduzindo a quase zero o desemprego e recuperando a produção industrial."
Os maiores beneficiados pelo nazismo foram os grandes industriais e os proprietários de terras, enriquecidos com a nova política econômica e satisfeitos com o fim do movimento operário e das organizações de esquerda.
Estrutura repressiva
Gestapo = (Polícia de Segurança do Estado) era o órgão policial encarregado de vigiar e prender os inimigos do regime.
SS = foi uma organização paramilitar ligada ao Partido Nazista alemão. Era considerada uma unidade de elite. Também conhecidos como camisas-negras.
A ideologia nazista
Se baseia no conceito de nação.
Rejeitava a sociedade liberal e a democracia que geraria um enfraquecimento do Estado. Para isso não aconteer, vai defender a idéia de um Estado forte capaz de fazer prevalecer os interesses da coletividade sobre os individuais.
Defendia a idéia de partido único - o nazista. O poder e as ordens deveriam vir sempre de cima - do líder - e o restante da população deveria obedecer cegamente.
Além desses princípios, vão se somar a eles os princípios racistas do anti-semitismo (uma concepção delirante, que acreditava que os judeus simbolizavam o mal) e do arianismo (crença de que a raça alemã era superior às outras raças.
"Em resumo, a ideologia nazista se baseava na luta racial, no culto à força e ao poder, na submissão do indivíduo ao Estado, na primazia do emocional sobre o racional."