Antecedentes
Ao término da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha estava derrotada e considerada culpada pela guerra.
Os alemães foram obrigados a aceitar as condições humilhantes impostas pelos vencedores através do tratado de Versalhes. Tais condições, provocaram um clima de insatisfação e revolta entre o povo.
A Alemanha mergulhou em uma imensa crise que levou o Kaiser Guilherme II a abdicar, dando início à República de Weimar. (É o fim do II Reich)
Diante da crise, Adolf Hitler, líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, tentou dar um golpe de Estado - Putsch de Munique - mas fracassou e foi preso. Na prisão Hitler ocupou seu tempo para escrever sua obra - Mein Kampf / Minha Luta - que se tornaria a "Bíblia" do Nazismo.
Os Princípios do Nazismo:
- Totalitarismo: o liberalismo, o individualismo, a democracia e o comunismo enfraquecem a nação e geram o caos. Somente o Estado é capaz de impor e manter a ordem.
- Anticomunismo: culpam os comunistas pela subversão da ordem e da paz.
- Nacionalismo: orgulho do passo - procurar reerguê-lo.
- Militarismo: a guerra é a fonte de inspiração dos bravos.
- Anti-semitismo: sentimento de ódio aos Judeus
- Arianismo: somente a raça ariana é superior e deve governar o mundo.
- Espaço vital: a Alemanha necessita de territórios para se desenvolver.
Em 1925, o presidente eleito Hindenburg começou a colocar freios nas radicalizações políticas e o Partido Nazista perdeu eleitores. Contudo, em 1929 com a crise do mundo capitalista a Alemanha novamente se viu diante de complicações. Agitações e radicalizações políticas voltaram às ruas e o Partido Nazista, com os inflamados discursos de Hitler, ganhou apoio da burguesia e dos profissionais liberais. Os Nazistas passaram a promover gigantescas demonstrações de força com desfiles da SA e da SS criticando os liberais-democratas, os comunistas e os judeus.
SA = Tropas de Assalto - foi a milícia paramilitar nazista durante o período em que o Nacional Socialismo exercia o poder na Alemanha. Também conhecidos como camisas-pardas.
SS = foi uma organização paramilitar ligada ao Partido Nazista alemão. Era considerada uma unidade de elite. Também conhecidos como camisas-negras.
Em 1933, Hindenburgo, sob pressão, nomeou Hitler chanceler (primeiro-ministro). Assim que assumiu o poder iniciou a escalada para o totalitarismo.
Medidas e ações:
- dissolveu o Parlamento
- convocou novas eleições sob "fiscalização das SA e SS"
- ateou fogo ao prédio do Parlamento e colocou a culpa nos comunistas (assim pode perseguir e aniquilar seus opositores)
- Eliminou a oposição dentro do Nazismo (assassinatos em massa das SA pela tropas das SS - Noite dos Longos Punhais - 30/06/1934)
Em 1934, com a morte do presidente, assumiu o controle da Alemanha e se declarou o Führer, o chefe. Transferiu a capital de Weimar para Berlim, pôs fim a república e fundou o III Reich.
O III Reich
Decretou as Leis de Nuremberg - legislação anti-semita - responsabilizava os judeus pelas crises econômicas, sociais (raça-inferior)
Economia: recuperou o país, combatendo o desemprego através de obras pública e incentivo a industria (principalmente a de armas)
Passou a controlar a opinião pública pela censura e utilizou-se intensamente da propaganda em favor do regime.
Utilizou-se da violência da Gestapo - polícia secreta.
A partir de 1938 inicia a expansão alemã, anexando a Áustria. A Segunda Guerra mundia já está preparada.

